PORTARIA Nº 409, DE 2 DE SETEMBRO DE 2019
O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o Decreto n° 9.665, de 02 de janeiro de 2019, e tendo em vista o Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, e as Portarias Normativas MEC n° 20 e nº 23, de 21 de dezembro de 2017, e suas alterações, bem como a Instrução Normativa SERES nº 1, de 17 de setembro de 2018, e considerando o disposto nos processos e-MEC listados na planilha anexa, resolve:
Art. 1º Ficam autorizados os cursos de graduação constantes da tabela do Anexo desta Portaria, solicitados pelas Instituições de Educação Superior citadas, nos termos do disposto no art. 10 do Decreto nº 9.235/2017.
Parágrafo único. As autorizações a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na tabela constante do Anexo desta Portaria.
Art. 2º As instituições citadas na tabela constante do Anexo desta Portaria deverão protocolar pedido de reconhecimento dos respectivos cursos, nos termos do disposto no art. 46 do Decreto nº 9.235/2017.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ATAIDE ALVES
Objetivo Geral
O Curso de Formação em Psicologia da FACETEN na modalidade presencial tem o compromisso de formar profissionais capazes de empreender uma prática pluralista, crítica e transformadora, reconhecendo as demandas de intervenção, a partir dos processos e fenômenos psicológicos e recursos instrumentais, derivados de diferentes orientações teóricas da Psicologia, em condições de a atuar inter e multidisciplinarmente, oportunizando a interlocução necessária com diferentes áreas do conhecimento, oriundos tanto de sólidas bases teóricas e metodológicas quanto das vivências práticas adquiridas em diferentes contextos profissionais.
Perfil do Egresso
O perfil do Psicólogo que se pretende formar na FACETEN será o resultado dos conhecimentos, habilidades e atitudes alcançados por meio da formação do núcleo comum instituído pelas Diretrizes CNE/CES 05/2011 e pelas ênfases, conforme o perfil de formação descrito acima.
Há preocupação com o preparo para uma atuação que se estenda aos direitos da cidadania, promoção de qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades envolvidas, baseada num exercício profissional crítico, norteado por pressupostos científicos e princípios éticos que garantam uma análise ampla dos fenômenos e processos psicológicos.
Neste sentido, o egresso do curso de psicologia, deverá ser capaz de lidar tanto em nível técnico quanto experimental com a elaboração e execução de projetos, analisando as implicações sociais da ciência psicológica e demonstrando habilidade de atuar profissionalmente em diferentes contextos, frente a diferentes problemas ou situações.
Caberá a este profissional, ter adquirido competências para criticar as teorias a partir dos argumentos de sua lógica e consistência, situando-as em um momento histórico-social, constituindo-se enquanto um aliado da transformação social, do movimento da sociedade e dos interesses da maioria da população. Deverá ainda, fomentar o desenvolvimento da ciência psicológica no país, e em especial em estar pronto para realizar intervenções tanto de elaboração quanto de reflexões no que diz respeito às Políticas Públicas no âmbito da saúde, trabalho e educação. Ou seja, um profissional comprometido com a transformação da realidade social.
FORMA DE ACESSO AO CURSO
As formas de acesso estão disciplinadas no Regimento da FACETEN, no Capítulo II, III e IV do Título IV (Regime Escolar), envolvendo normas sobre o processo seletivo, a matrícula, as transferências e o aproveitamento de estudos.
CAPÍTULO II DO PROCESSO SELETIVO.
Art. 89. O Processo Seletivo, sob a forma de concurso público destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos e a classificá-los, dentro do estrito limite das vagas oferecidas.
§1º. As vagas oferecidas para cada curso são as autorizadas pelo Conselho Nacional de Educação e se encontram registradas no
ANEXO II deste Regimento.
§2º. As inscrições para o Processo seletivo são abertas em Edital, do qual constarão os cursos e habilitações oferecidos com as respectivas cargas horárias, vagas, os prazos de inscrição, a documentação exigida para a inscrição, os critérios de classificação e desempenho e demais informações úteis.
Modalidade: - Presencial
Duração Mínima do Curso: 5 Anos
Local de oferta do Curso: AV. Dos Bandeirantes nº 900 - Pricumã
CEP. 69.309-515
Boa Vista-RR
DISCIPLINAS PARA O CURSO DE PSICOLOGIA 2023.1
CLICK AQUI PARA MATRIZ CURRICULAR